A Kia Tasman, polêmica primeira picape média da marca, pode mudar em breve. A rival de Toyota Hilux e Ford Ranger, que pode chegar ao Brasil em algum momento, foi duramente criticada pelo estilo.
O CEO da Kia Austrália, Damien Meredith, disse que as primeiras impressões do público foram “angustiantes” para a empresa. No entanto, ele acrescenta que os compradores se animam após dirigir a picape.

Apesar disso, informações da imprensa europeia apontam para uma possível reestilização, ainda que faça poucos meses desde o seu lançamento. Vale lembrar que, normalmente, um veículo fica em linha por cerca de dois a três anos antes de receber novidades visuais e, no caso de picapes, esse prazo pode ser ainda maior.
E qual seria a solução? A marca aposta no conceito Tasman Weekender, que foi apresentada no Salão de Mobilidade de Seul. O protótipo praticamente dobra a aposta em relação ao design e quer ser resposta para a Ford Ranger Raptor.

O principal problema de design da Kia Tasman estava nos para-lamas, que foram pintados na cor da carroceria na Tasman Weekender. Os exageros nas formas quadras permanecem e a tentativa de transmitir robustez foi ampliada com apliques de plástico preto ou verde neon em partes da carroceria.
Além da pintura, os para-lamas foram alargados no conceito. Para se diferenciar no off-road, a picape tem ângulos de entrada e saída maiores, pneus todo-terreno de 35” da BF Goodrich.

Voltando ao seu principal mercado, a Austrália, a Kia Tasman ainda está longe de seu objetivo inicial, que era vender 10.000 unidades em ano. Até junho foram 2.500 emplacamentos apenas.
No Brasil, a picape já foi flagrada em testes e o Grupo Gandini, importador oficial da Kia no país, já declarou que há interesse de vender a picape no Brasil, mas que a ideia ainda estava na etapa inicial.
Caso chegue ao Brasil, o mais provável é que seja equipada com motor 2.2 turbodiesel de 207 cv e 44,9 kgfm de troque. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático de oito posições. A Kia Tasman tem 5,41 metros de comprimento e carrega até 1.195 kg de carga.