A Tesla decidiu seguir por um caminho ousado para ter carros de entrada mais baratos nos mercados onde atua. Os novos Tesla Model 3 Standard e Model Y Standard têm lista de equipamentos tão mais enxuta que não têm nem mesmo rádio AM/FM.
Um simples rádio AM/FM é recurso comum até mesmo nos carros mais baratos, mas que desapareceu nestes novos Tesla. Na verdade, o que foi eliminado foi o receptor de rádio, pois os carros continuam com a tela central no painel que comanda todas as funções dos caros.
A lista de simplificações ainda inclui acabamento interno do porta-malas mais básico, ausência de abertura elétrica na tampa do porta-malas, vidros laterais simples em vez de duploes e redução da potência máxima de recarga de 250 kW para 225 kW. Até a possibilidade de reclinar os bancos traseiros a partir do porta-malas foi eliminada.

O que a Tesla estaria fazendo é se adaptar ao fim dos incentivos fiscais federais para carros elétricos nos Estados Unidos, reduzindo custos de produção e, consequentemente, preços de tabela. O Model 3 Standard agora parte de US$ 36.990 (R$ 202.154), enquanto a versão Premium RWD custa US$ 42.490 (R$ 232.212).
No caso do Model Y, o preço da versão de entrada fica em US$ 39.990 (R$ 218.549), contra US$ 44.990 (R$ 245.874) do Y Premium. Para alcançar essa diferença, a marca optou por cortar diversos recursos que antes eram considerados básicos para um carro dessa faixa de preço.

No sedã, os cortes incluem a ausência da segunda tela de 8 polegadas para os passageiros traseiros, bancos dianteiros ventilados e traseiros aquecidos, além de retrovisores e coluna de direção com regulagem elétrica. Também ficaram de fora a direção automática e os amortecedores com ajuste de frequência. Até as rodas foram simplificadas: em vez de ligas mais elaboradas, o Standard traz rodas de aço de 18 polegadas com calotas. O desempenho também sofreu: a aceleração de 0 a 97 km/h passou de 4,9 segundos para 5,8 segundos, e a autonomia caiu de 584 km para 517 km.
O SUV foi o que mais teve cortes, o Model Y Standard perdeu o teto panorâmico de vidro, substituído por um forro convencional, além de bancos em tecido no lugar do revestimento sintético das versões mais caras. Foram eliminados itens como faróis adaptativos, subwoofer, filtro HEPA e até as novas barras de LED externas, que marcam o design atualizado do Y. O desempenho também foi penalizado: o tempo de aceleração de 0 a 96 km/h saltou de 5,4 segundos para 6,8 segundos, enquanto a autonomia caiu de 575 km para 517 km.

Tesla Model 3 StandardApesar de todas essas mudanças, a retirada do rádio AM/FM continua sendo a decisão mais simbólica. A Tesla economiza entre US$ 50 (R$ 273) e US$ 70 (R$ 382) por veículo ao eliminar o sistema, já que não precisa blindar a unidade contra interferências dos motores elétricos.
Para a marca, trata-se de um detalhe sem grande impacto no uso cotidiano, mas a discussão vai além: políticos nos Estados Unidos defendem que o rádio AM seja item obrigatório, principalmente por questões de segurança em áreas rurais, onde o sinal de internet e aplicativos de streaming não têm boa cobertura.