Novo Renault Twingo é novo elétrico popular contra BYD Dolphin Mini e Fiat 500

Dias após as primeiras imagens do Renault Twingo E-Tech vazarem na internet, o hatch elétrico foi oficialmente revelado. O modelo chegará às lojas como o mais novo carro de entrada da Renault entre os veículos elétricos, o mesmo papel que o Kwid E-Tech faz no Brasil.

E não só os papéis são parecidos, o comprimento dos dois hatches são próximos. O Renault Kwid E-Tech tem 3,73 m de comprimento, 1,57 m de largura, 2,43 m de entre-eixos, 1,50 m de altura e 290 litros de porta-malas.

Renault Twingo E-Tech
Divulgação/Renault

Já o Twingo tem 3,78 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,49 m de altura e 2,49 m de entre-eixos. A marca francesa divulgou o porta-malas com 360 litros de capacidade, no entanto, a julgar pelas fotos com malas, é possível que a medição seja feita até o teto do veículo.

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Como dito anteriormente, o Twingo E-Tech mantém muito do visto no conceito apresentado há dois anos. Estão presentes os faróis semicirculares em LED, mesmo formato adotado nas lanternas, fazendo clara referência à primeira geração de 1992.

Renault Twingo E-Tech
Divulgação/Renault

A quarta geração do Twingo manteve o formato da carroceria original, bem como uma falsa entrada de ar no capô – vale lembrar que no Twingo original a entrada de ar era funcional, enquanto no elétrico é apenas uma referência estética.

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A versão de produção recebeu mudanças no para-choque dianteiro, que recebeu aberturas de ar para ajudar no resfriamento dos componentes. Os vincos das laterais e do para-choque traseiro foram suavizados. Outro detalhe abandonado são as maçanetas circulares entre as portas, substituídas por peças convencionais.

Renault Twingo E-Tech
Divulgação/Renault

O interior é mais atual com painel de instrumentos digital de sete polegadas e uma central multimídia de 10 polegadas, mas mantém referências ao Twingo original. O painel de portas possui parte da carroceria exposta, como em 1992.

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Outra característica importada diretamente do Twingo original está nos bancos traseiros. Além de levarem apenas dois passageiros, os bancos são deslizantes, o que ajuda a aumentar a capacidade do porta-malas. O banco do passageiro dianteiro é reclinável, mas se não vira cama como no carro dos anos 1990, ajuda a levar objetos maiores.

Renault Twingo E-Tech
Divulgação/Renault

A quarta geração é a primeira somente elétrica. O novo Twingo tem motor dianteiro de 80 cv e 17,8 kgfm. Com 1.200 kg, que é pouco para um veículo elétrico, o Twingo faz de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 130 km/h.

As baterias são de LFP (fosfato de ferro-lítio) com 27,5 kWh (pouco mais que os 26,8 kWh do Kwid elétrico vendido no Brasil), o que garante 263 quilômetros de autonomia segundo o ciclo WLTP. A recarga, em um carregador de 50 kW, leva meia hora para sair de 10% para 80%. O preço ainda não foi revelado, mas a expectativa é que fique abaixo dos 20 mil euros.

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