A Volkswagen Udara, nome do projeto e que não necessariamente batizará a futura picape intermediária, já tem data para iniciar os testes de fabricação. A informação é do jornalista Bruno de Oliveira, no site Automotive Business.
Uma fonte ligada à marca informou que os testes de fabricação em pré-série terão início no final de janeiro. A Volkswagen usará o período de férias, entre 23 de dezembro e 12 de janeiro, para realizar os últimos ajustes na linha de produção.

Ainda segundo a postagem, faltam ajustes em equipamentos para armação da traseira da carroceria. Vale ressaltar que há expectativa de que a Udara receba um conjunto de suspensão traseira de eixo rígido com feixe de mola, como a Fiat Strada, para ser mais robusta.
Faz sete anos que a Volkswagen apresentou o conceito Tarok no Salão do Automóvel de São Paulo. A ideia inicial era ter uma picape intermediária com suspensão independente e tração integral, mas o projeto foi alterado ao longo dos anos.

O porte da Udara será mais próximo da Fiat Toro, que tem 2,99 m de entre-eixos. A Chevrolet Montana, que é mais recente, tem 2,80 m. Por esse motivo que o Volkswagen Tiguan tem sido usado como mula de testes.
Segundo o site Autos Segredos, a nova picape da Volkswagen nascerá pronta para receber o sistema híbrido leve (MHEV) de 48V associado ao motor 1.5 eTSI flex. Vale lembrar que a Volkswagen prometeu usar todos os tipos de tecnologia híbrida na sua linha de veículos a partir de 2026.
Visualmente, espera-se que o projeto Udara siga as linhas visuais do Volkswagen T-Cross. É possível que até as lanternas sejam interligadas, nem que seja por uma barra preta – a Saveiro usa um adesivo, por exemplo.

A picape será feita em São José dos Pinhais, no Paraná, onde atualmente T-Cross e Virtus são feitos, porém, o SUV deverá trocar de fábrica e ser feito em São Bernardo do Campo na próxima geração.