O Naufrágio de Heweliusz está entre as séries mais assistidas da Netflix nesta semana. Inspirada em fatos reais, a minissérie revive com tensão o maior desastre náutico da história da Polônia. Foram 56 pessoas mortas e apenas nove sobreviventes.
A trama reconstrói o trágico naufrágio da balsa MS Jan Heweliusz, construída em 1977 para o transporte de cargas pesadas, como caminhões e vagões de trem. Desde sua criação, a embarcação acumulou problemas — de um incêndio a um acidente com concreto e aço que desnivelou o centro de gravidade do navio.
4 imagens

Fechar modal.
1 de 4
O Naufrágio de Heweliusz
Reprodução/Netflix
2 de 4
O Naufrágio de Heweliusz
Reprodução/Netflix
3 de 4
O Naufrágio de Heweliusz
Reprodução/Netflix
4 de 4
O Naufrágio de Heweliusz
Reprodução/Netflix
Em 1993, após reparos improvisados e manutenção precária, a tripulação do Jan Heweliusz pagou caro durante uma forte tempestade.
Em meio a ventos e ondas violentas, o navio começou a virar. Desesperada, a tripulação tomou medidas drásticas e fora das normas de segurança para estabilicar a embarcação. O esforço, porém, foi em vão: a balsa começou a afundar.
Leia também
-
“Não é uma série da Netflix”, diz ouvidora em discussão na Defensoria
-
Refém do Silêncio: o suspense de 2001 que está bombando na Netflix
-
Por que conservadores estão cancelando a assinatura da Netflix
-
Os Donos do Jogo, da Netflix, é inspirado em histórias reais?
Apesar do envio de um pedido de SOS, uma falha de comunicação entre as autoridades da Alemanha, Polônia e Dinamarca atrasou o início do resgate em cerca de uma hora. As condições climáticas também agravaram a situação: ondas violentas e ventos fortes dificultaram a aproximação dos helicópteros.
A temperatura da água, em torno de 2 °C, provocou casos severos de hipotermia entre os sobreviventes. Essa foi a principal causa das mortes que devastaram a tripulação e os passageiros do Jan Heweliusz.