GWM Tank 300 é escolhido para enfrentar temperaturas de -30°C em missão polar

O GWM Tank 300, SUV lançado no mercado brasileiro no primeiro semestre, foi escolhido como carro oficial da missão de exploração polar da China. O mesmo modelo que pe produzido em série participará das operações do Instituto de Pesquisa Polar da China (PRIC) na Estação Grande Muralha, localizada na Antártida.

O acordo marca a primeira vez que um utilitário esportivo chinês de produção em massa é utilizado em missões oficiais.

Diferentemente de veículos adaptados para uso em condições extremas, o Tank 300 será empregado nas expedições praticamente sem alterações mecânicas. Sua missão inclui o transporte de equipes e equipamentos científicos em um dos ambientes mais desafiadores do planeta, onde as temperaturas podem cair abaixo de – 30°C.

GWM Tank 300
Divulgação/GWM

Antes de ser aprovado para a missão, o SUV passou por uma bateria de testes no centro de P&D da GWM, incluindo ensaios no túnel de vento ambiental que simula tempestades de neve e frio intenso. O modelo foi avaliado em partidas a frio, descongelamento e desempenho térmico interno. Segundo a marca, o veículo manteve funcionamento estável e conforto adequado mesmo sob baixas temperaturas.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:

GWM Tank 300
Divulgação/GWM

As unidades escolhidas são equipadas com motor 2.0 turbodiesel de 163 cv e 38 kgfm de torque, têm tração 4×4 inteligente, bloqueios de diferencial dianteiro e traseiro e câmbio automático de oito marchas. A parceria entre a GWM e o instituto chinês também prevê novos projetos conjuntos de pesquisa e testes de engenharia automotiva em ambientes de baixa temperatura. O objetivo é aprimorar as tecnologias de resistência e durabilidade que poderão ser aplicadas a futuros veículos da marca.

Continua após a publicidade

GWM TANK 300
Fernando Pires/Quatro Rodas

Com essa cooperação, a GWM reforça sua estratégia global chamada “All Scenarios, All Powertrains, All Users”, que busca desenvolver veículos capazes de operar em qualquer cenário, independentemente do tipo de propulsão. No Brasil, o Tank 300 estreou em abril, marcando a entrada da GWM no segmento de SUVs off-road de luxo. A primeira leva, com 518 unidades do modelo híbrido plug-in de 394 cv, esgotou em apenas seis dias.

Publicidade