EUA suspendem vistos de residência para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil

De acordo com publicações oficiais, a decisão foi tomada devido ao uso considerado excessivo de benefícios sociais por migrantes provenientes desses países

Na quarta-feira (14), os Estados Unidos anunciaram a suspensão da emissão de vistos para cidadãos de 75 países. A medida, segundo o governo americano, visa apenas estrangeiros que pretendem se mudar permanentemente para os EUA, não afetando turistas, estudantes de intercâmbio ou trabalhadores temporários.

De acordo com publicações oficiais, a decisão foi tomada devido ao uso considerado excessivo de benefícios sociais por migrantes provenientes desses países, embora o governo não tenha detalhado os critérios para classificar essa suposta exploração.

O Brasil está incluído na lista, assim como outros países da América Latina, como Colômbia, Cuba e Uruguai. Entre os demais afetados estão também a Rússia e várias nações da Ásia, África e Europa.

O Departamento de Estado divulgou a lista completa dos países impactados, que inclui, entre outros: Afeganistão, Albânia, Argélia, Armênia, Brasil, Camboja, Colômbia, Cuba, Iraque, Rússia, Tailândia, Tunísia e Uruguai.

A suspensão é parte de uma política de imigração mais restritiva adotada pelos EUA, com foco na migração permanente, mas não interfere em vistos temporários ou programas de intercâmbio.