Presidente dos EUA eleva tensão com Europa ao falar em anexar Groenlândia

A declaração foi enviada ao primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Store, e confirmada pelo próprio político nesta segunda-feira (19)

O presidente Donald Trump relacionou sua ausência na premiação do Prêmio Nobel da Paz, concedido este ano à venezuelana María Corina Machado, à sua intenção de anexar a Groenlândia. A declaração foi enviada ao primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Store, e confirmada pelo próprio político nesta segunda-feira (19).

Em sua mensagem, Trump escreveu: “Considerando que seu país decidiu não me dar o Prêmio Nobel da Paz… Eu não me sinto mais na obrigação de pensar apenas na Paz, embora ela sempre será predominante, mas posso pensar no que é bom e apropriado para os Estados Unidos da América”, acrescentando: “O Mundo não está seguro a não ser que tenhamos Controle Total e Completo da Groenlândia”.

Store afirmou que recebeu a mensagem após protestar contra o anúncio de que Washington aplicaria tarifas a países europeus, incluindo a Noruega, por enviarem tropas à ilha. Autoridades norueguesas destacam que a Groenlândia é estratégica e que o país enfrenta seu pior cenário de segurança desde a Segunda Guerra Mundial, podendo requisitar imóveis e embarcações em caso de conflito.

Trump questionou a soberania dinamarquesa sobre o território e defendeu maior atuação da Otan, da qual diz ter sido o maior colaborador desde sua criação: “A Dinamarca não pode proteger aquela terra da Rússia e da China, e em todo caso, por que eles têm o ‘direito de posse? Não há documentos escritos, é só que um barco aportou lá há séculos, mas nós também tivemos barcos lá”.

A tensão escalou nesta semana, com oito países europeus — Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Noruega, Suécia e Reino Unido — anunciando o envio de tropas à Groenlândia para reforçar a segurança no Ártico. Em comunicado conjunto, ressaltaram que “ameaças tarifárias minam as relações transatlânticas e correm o risco de provocar uma perigosa espiral descendente”.

Nas redes sociais, Trump voltou a cobrar ação imediata: “A Otan tem dito à Dinamarca, por 20 anos, que ‘vocês precisam afastar a ameaça russa da Groenlândia.’ Infelizmente, a Dinamarca não conseguiu fazer nada a respeito. Agora é hora, e isso será feito!!!”.

O presidente ressalta que a Groenlândia é fundamental para a segurança americana, tanto pela localização estratégica quanto pelos recursos minerais, e pretende implementar na ilha um sistema de defesa antiaérea denominado “Domo de Ouro”.