O rali de regularidade é uma das competições mais democráticas do automobilismo. Neste esporte, não se ganha o mais rápido, e sim o mais constante, o que torna este tipo de prova muito apreciada por quem quer curtir seu automóvel pelas estradas Brasil afora.
No próximo dia 21 de março, QUATRO RODAS realizará o Rally 4R. As inscrições já estão abertas através do site rallyquatrorodas.com.br. A competição partirá da cidade de São Paulo, em direção ao Circuito das Águas.
Como é um rali de regularidade?
Há categorias para permitir a participação de diversos tipos de veículos, dos clássicos aos modernos. Além disso, há divisões que separam os pilotos iniciantes dos competidores mais experientes. Todos se divertem. O objetivo é manter-se dentro do tempo e do percurso estipulados pela organização em cada trecho da competição.

Para disputar um rali de regularidade, são necessários piloto e navegador trabalhando em perfeita sintonia. O piloto deve estar atento aos comandos do navegador, que estará lendo todas as informações contidas no chamado de livro de bordo ou planilha, com todas as instruções – manobras, paradas, velocidades – da prova.
Nessa planilha, cada linha contém a distância a ser percorrida, a média horária estipulada e o caminho a ser seguido, este último representado pela “tulipa”, uma ilustração gráfica que reproduz o trajeto.
As provas têm trajetos, em média, de 240 km de distância, e o roteiro é pré-estabelecido pelo diretor de prova, que desenvolve pensando na dificuldade e capacidade dos veículos e competidores. Isso garante que um Fusca e uma Ferrari possam competir de igual para igual.
Durante o trajeto, há tempo para paradas técnicas e até mesmo um café. Os roteiros também contemplam estradas seguras com belas vistas.

Apesar de manter velocidades baixas e médias, a atenção durante a prova deve ser total. Manter a velocidade determinada em um rali de regularidade é complicado, pois há diversas variáveis, como o próprio trânsito local – uma vez que as provas são disputadas nas ruas e estradas públicas. Para maior segurança, os carros que estão competindo no rali recebem adesivos informativos, orientando os demais motoristas das vias aonde a prova está acontecendo.
Para o navegador, qualquer erro pode ser fatal. Portanto, estudar a planilha com antecedência, além de participar da reunião de briefing da prova com os organizadores, é essencial para ser competitivo.

Além da planilha impressa, o controle de telemetria e aferição de performance dos participantes é realizado por um aplicativo instalado no celular do piloto e navegador. Há vários aplicativos utilizados neste tipo de prova, como o Rabbit, por exemplo.
Com o aplicativo sincronizado com a prova, os tempos do competidor são registrados em vários postos de cronometragem (ou “PC”) espalhados pelo percurso. Cada ponto representa 1/10 de segundo que o competidor chegou atrasado ou adiantado do tempo ideal. Quem fizer menos pontos, é o vencedor da prova.

Ralis de regularidade são competitivos como qualquer outra prova de automobilismo; porém, é o tipo de prova em que o competidor luta contra ele mesmo, fazendo com que os participantes curtam um dia em um ambiente muito amistoso e familiar. Aliás, é muito comum ver famílias inteiras participando de ralis, pais e filhos com aquele carro antigo da família e muitos amigos colocando à prova seus dotes automotivos. Para participar, basta ter um automóvel, gostar de dirigir e viajar.