Lula inicia agenda internacional: Índia e Coreia do Sul no roteiro oficial

Nos dias 20 e 21, o presidente participará de visita de Estado, incluindo almoço oficial oferecido pelo presidente Droupadi Murmu

Entre os dias 17 e 24 de fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará duas visitas oficiais internacionais. A primeira será à Índia, de 17 a 21, seguida pela Coreia do Sul, de 22 a 24, antes do retorno ao Brasil.

O Itamaraty detalhou os objetivos da viagem. Na Índia, Lula participará, nos dias 18 e 19, de um evento global de alto nível sobre inteligência artificial (IA), sendo a primeira vez que um presidente brasileiro integra uma cúpula desse porte. O foco será segurança, democratização tecnológica e uso da IA para inovação e desenvolvimento social. O discurso presidencial está previsto para o dia 19, após a abertura feita pelo primeiro-ministro indiano Narendra Modi.

Nos dias 20 e 21, o presidente participará de visita de Estado, incluindo almoço oficial oferecido pelo presidente Droupadi Murmu. Serão assinados memorandos sobre minerais críticos e terras raras, além de avanços no acordo de comércio preferencial entre Mercosul e Índia e na cooperação aeroespacial entre Embraer e Adani Defense & Aerospace. Também está prevista a inauguração do escritório da ApexBrasil e a realização de fórum empresarial com mais de 300 empresas brasileiras, com setores como agro, tecnologia, saúde, alimentos e fármacos. Ao final da visita, Brasil e Índia divulgarão uma declaração conjunta abordando comércio internacional, multilateralismo, Conselho de Segurança da ONU e situação em Gaza.

Na sequência, Lula seguirá para a Coreia do Sul, onde se reunirá com o presidente Lee Jae Myung e CEOs de grandes empresas locais. Serão realizadas reuniões e um fórum empresarial visando ampliar a cooperação comercial e econômica entre os países, com plano de ações até 2029 em áreas como agricultura, aviação, comércio, saúde, ciência e tecnologia. Mais de 130 empresas já confirmaram participação.

O retorno ao Brasil está previsto para o dia 24 de fevereiro.