BYD atualiza Denza D9 e Z9 GT antes da dupla chegar ao Brasil

A BYD apresentou atualizações técnicas importantes para dois dos principais modelos da marca Denza. A minivan elétrica D9 e a perua esportiva Z9 GT passaram por revisões no conjunto de propulsão, com aumentos relevantes de potência e mudanças pontuais em tecnologia e equipamentos, antecipando a evolução da linha antes da estreia comercial da marca no Brasil.

No caso da D9, a versão com tração dianteira passa a utilizar um novo motor síncrono de ímã permanente montado no eixo frontal de 456 cv. O ganho é de 148 cv em relação ao conjunto anterior, que entregava 308 cv. Já a configuração com tração integral adiciona um segundo motor no eixo traseiro, agora com 95 cv, elevando a potência combinada do sistema para 550 cv.

Denza D9
Divulgação/Denza

As informações oficiais sobre capacidade da bateria e autonomia ainda não foram divulgadas, mas o aumento do peso em ordem de marcha — de 2.915 kg para 3.015 kg — indica a adoção de um conjunto maior. Como referência, a versão AWD anterior utilizava bateria Blade de 103 kWh, com autonomia declarada de 600 km.

Continua após a publicidade

Visualmente, a D9 mantém a identidade da linha, com a linguagem de design π-Motion na dianteira. As dimensões seguem inalteradas, com 5,25 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,9 m de altura e entre-eixos de 3,11 m.

Denza D9
Denza D9Divulgação/Denza

No interior, a proposta de conforto permanece, com bancos da segunda fileira deslizantes e terceira fileira rebatível, além de porta-malas com 62,5 cm de comprimento longitudinal. O modelo também ganha mais recente geração do sistema avançado de assistência ao condutor God’s Eye 5.0, além de teto solar panorâmico de série e novas opções de rodas e grade frontal.

Continua após a publicidade

Passando para a perua, a Denza Z9 GT segue disponível nas versões híbrida plug-in e elétrica, mas com ganhos significativos de desempenho. Na configuração elétrica com tração integral, a potência combinada chega aos 1.140 cv, permitindo uma velocidade máxima de 270 km/h, tudo isso graças ao uso de três motores elétricos. Enquanto isso, a versão RWD tem 496 cv e atinge até 240 km/h.

Denza Z9
Divulgação/Denza

 

Na versão híbrida plug-in, o conjunto combina um motor 2.0 turbo a três motores elétricos e uma bateria de 63,82 kWh, quase o dobro da capacidade anterior. A autonomia elétrica declarada é de 400 km no ciclo CLTC.  Os preços das versões atualizadas ainda não foram divulgados.

Continua após a publicidade

O design tem ajustes pontuais, o sensor lidar foi reposicionado para o centro do para-brisa, houve a adição de uma nova cor externa (Verde Fiorde) e uma luz azul passou a indicar a ativação dos sistemas avançados de assistência ao condutor. As dimensões da carroceria seguem as mesmas: 5,19 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,49 m de altura e entre-eixos de 3,12 m.

 

Denza Z9
Divulgação/Denza

Apesar de a BYD já ter confirmado a chegada da Denza D9 e da Z9 GT ao Brasil, as versões apresentadas ainda não correspondem às especificações mais recentes. A marca ainda não informou se os modelos que serão vendidos no país trarão essas atualizações ou se chegarão com os conjuntos anteriores.

Publicidade