Chevrolet Corvette E-Ray Yenko ganha dois turbos e fica mais potente que Bugatti Chiron

A Specialty Vehicle Engineering (SVE) decidiu levar o Chevrolet Corvette E-Ray, versão híbrida do esportivo, mais além. A versão, que originalmente combina um V8 central a um motor elétrico dianteiro, agora serve de base para um projeto da grife Yenko. O resultado é um híbrido mais potente que hipercarros como o Bugatti Chiron.

A base do projeto continua sendo o bloco do motor V8 6.2 da família LT2. No entanto, o conjunto foi amplamente retrabalhado pela engenharia da preparadora para suportar o novo patamar de desempenho. A atualização inclui pistões de alumínio forjado, parafusos de cabeçote e mancais reforçados da marca ARP.

A estrutura interna também recebeu um comando de válvulas com perfil específico, coletor de admissão redesenhado, virabrequim de aço forjado e bielas em formato H. Completam a modificação as tampas de válvulas feitas sob medida, dotadas de separadores de óleo integrados para lidar com a nova pressão no cárter.

2026 YenkoSC Twin Turbocharged C8 Corvette E-Ray
Yenko/Divulgação

A grande mudança estrutural, porém, está na sobrealimentação. Dois turbocompressores de 58 mm, equipados com rolamentos de esferas de cerâmica e refrigeração líquida, passam a pressurizar o V8. Eles trabalham em conjunto com o sistema elétrico dianteiro original do E-Ray.

Continua após a publicidade

Essa união entre a combustão biturbo e a eletricidade resulta em uma potência combinada de 1.564 cv. Na prática, o número representa 64 cv a mais do que o entregue pelo motor W16 quadriturbo do Bugatti Chiron original.

A transmissão automatizada de dupla embreagem e oito marchas precisou ser reforçada. Ela ganhou um software de gerenciamento de torque por marcha, voltado a melhorar a aplicação da força trativa no asfalto sem que o carro destracione.

Continua após a publicidade

2026 YenkoSC Twin Turbocharged C8 Corvette E-Ray
Yenko/Divulgação

Com tração integral e mais de 1.500 cv à disposição, a projeção é de que o modelo cumpra o quarto de milha (402 metros) na casa dos 8 segundos. Embora a preparadora não tenha divulgado os dados oficiais de aceleração, a SVE oferece garantia de três anos ou 60.000 km para o conjunto biturbo – o que é extremamente incomum para um carro com tanta potência.

Além da atualização mecânica, o pacote visual inclui rodas forjadas de 20 polegadas na dianteira e 21 na traseira. A carroceria ganha um novo conjunto gráfico e emblemas específicos da Yenko. O esportivo recebe ainda sistema de escape personalizado, pinças de freio pintadas e acabamento interno revisado, com tapetes e soleiras exclusivas.

Publicidade