Ícone do site Brasil Direto Notícias

Novo Audi A3 Sportback é alternativa mais completa e barata ao VW Golf GTI

Por

novo-audi-a3-sportback-e-alternativa-mais-completa-e-barata-ao-vw-golf-gti

Novo Audi A3 Sportback é alternativa mais completa e barata ao VW Golf GTI

Os tempos são outros, mas uma coisa não mudou: o Audi A3 ainda usa a mesma plataforma do Volkswagen Golf, hoje a MQB. Chame-os de irmãos ou primos, que seja. O fato é que o Audi A3 Sportback é superior ao Golf em alguns aspectos e já está nas lojas para quem quiser comprar – talvez até custando menos, invertendo a lógica.

A3 Sportback Performance custa R$ 324.990 e o Performance Black, como o testado, custa R$ 349.990. São bem caros para um hatch médio que foi acessível outrora, mas uma barganha enquanto especulam que o Volkswagen Golf GTI poderá custar entre R$ 400.0000 e R$ 430.000 no Brasil.

Os dois hatches passam bem longe de ser uma compra racional, mas o Audi entrega mais equipamentos. Mesmo o conteúdo da versão Performance surpreende.

Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR traseira 2
Fernando Pires/Quatro Rodas

Em outras palavras, o A3 Sportback provavelmente é um dos hatches mais completos cujos pneus já tocaram o asfalto brasileiro. Sua lista inclui ar-condicionado automático com três zonas de temperatura (que o Golf tem), retrovisores externos que vão além do rebatimento elétrico e ainda têm desembaçador e são eletrocrômicos, porta-malas com abertura elétrica, câmeras de visão 360°, bancos dianteiros elétricos e teto panorâmico.

Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR lateral
Fernando Pires/Quatro Rodas

A versão Performance Black cobra R$ 25.000 a mais para ter os excelentes faróis full-led matriciais (com direito a assinatura personalizável) e o sistema de som Sonos com áudio 3D e 680W (o Harman Kardon do Golf tem 480W), além de ter suspensão com acerto esportivo e um dedinho mais baixa, rodas aro 19″ diamantadas (no Golf, têm 18″) e de dispensar os cromados – até os logotipos são pretos.

Continua após a publicidade

Essa esportividade é bem presente por dentro, onde há revestimento de Alcantara em parte do painel e dos bancos, que seguem o mesmo padrão do RS 3 Sedan (R$ 659.990), com costuras em forma de losango nos assentos e costuras aparentes no painel. Os bancos dianteiros têm encosto de cabeça integrado e grandes abas laterais.

Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR Painel
Fernando Pires/Quatro Rodas

O carro testado ainda tenta destacar a verve esportiva do A3 Sportback com acessórios como o aerofólio de fibra de carbono (R$ 15.000), a carcaça dos retrovisores de fibra de carbono (R$ 6.500) e adesivos foscos no vinco da base das portas e nas colunas C (R$ 4.000). Com os R$ 1.700 da pintura metálica, o total é R$ 377.190 – quase o preço do novo A5 Sedan. E mesmo assim espera-se que o Golf GTI custe mais caro.

O que o Volkswagen tem a mais? Além do carisma e a enorme expectativa por representar a volta da insígnia “GTI” ao Brasil, o Golf tira mais potência do seu motor 2.0 TSI: são 245 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. O Audi A3 Sportback fica ali pelos 204 cv e 32,6 kgfm com o mesmo 2.0 turbo com injeção direta da família EA888. Os dois hatches usam o câmbio DSG com sete marchas e têm tração dianteira.

Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR banco dianteiro
Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR banco traseiro
Fernando Pires/Quatro Rodas

Enquanto a Volkswagen declara um 0 a 100 km/h de 6,1 para o GTI – ainda não pudemos testar o esportivo – o A3 Sportback Performance Black cravou 6,8 segundos para chegar aos 100 km/h em nossa pista. Ainda é um número de respeito, pois o último GTI testado tinha 220 cv e fez 6,7 s (quando a VW declarava 6,4 s). O Audi ainda teve consumo de 10,4 km/l na cidade e de 14,2 km/l na estrada.

Nessa conta, Audi A3 não pode ser resumido a números. Ele me fez lembrar como era bom dirigir um hatch médio, com cabine mais ampla para os lados, carroceria baixa e dimensões mais contidas por fora. É claro que a comparação é com os SUVs, que roubaram os compradores e a honestidade com as dimensões, com seus para-lamas alargados e suspensões elevadas à força.

Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR motor
Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Mesmo o acerto mais esportivo e os pneus de 19″ calçados com pneus de perfil 35 (são 235/35 R19) não comprometem a suspensão, que preserva o bom conjunto multilink na traseira. Você vai sentir o asfalto se ele for ruim, mas não terá os sacolejos agressivos típico de suspensões com barras estabilizadoras mais grossas. É um conjunto muito aceitável para o uso diário.

O desempenho do carro também é bastante impressionante, até porque 204 cv não é pouco mesmo e câmbio e controles eletrônicos atuam muito bem para que os pneus os aproveite ao máximo. A direção rápida, que precisa de só duas voltas e meia para ir de batente a batente, também é um deleite.

Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR aerofolio
Fernando Pires/Quatro Rodas

O que realmente faz falta para o Audi A3 Sportback (e para isso não há qualquer tipo de desculpa), é um ronco grave para o motor. Por dentro, o hatch é silencioso como se espera de um carro de luxo. Por fora, pura honestidade: a Audi nem sequer fez questão de deixar as saídas de escapamento aparentes na traseira para que não esperassem por algo diferente.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Carisma não é algo que costumamos ponderar em uma avaliação de carro, mas é isso o que falta ao Audi A3 Sportback. O que ele tem de mais legal, que é o acabamento e os detalhes esportivos, na verdade são elementos emprestados pelos S3 (que não vende no Brasil) e do RS 3.

Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR faróis
Fernando Pires/Quatro Rodas

É por isso que o Golf saiu de linha e está voltando cercado de expectativa e o Audi A3 continua ali, na dele. O hatch da Audi teve 85 emplacamentos em 2025, até julho, enquanto o sedã, também caro e com pouco apelo, teve 320 emplacamentos. O Golf GTI, que traz sua autenticidade no ronco do motor, nos detalhes vermelhos e no xadrez dos bancos, terá todas as unidades que forem ofertadas no Brasil vendidas – mesmo que seu preço seja ainda mais surreal.

Teste de desempenho – Audi A3 Sportback Performance Black

Aceleração
0 a 100 km/h: 6,8 s
0 a 1.000 m: 27 s / 197 km/h
Velocidade máxima: 233 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 2,9 s
D 60 a 100 km/h: 3,7 s
D 80 a 120 km/h: 4,3 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 13,2/23,1/51,8 m
Consumo
Urbano: 10,4 km/l
Rodoviário: 14,2 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. : 40,5/58,2 dBA
80/120 km/h: 66,6/69,8 dBA
Velocidade real a 100 km/h: 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 1.500 rpm
Volante: 2,5 voltas

Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (1) Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (17) Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (7) Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (9) Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (5) Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (26) Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (25) Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (18) Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (21) Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (13) Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (4) Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (11) Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (22) Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (5) – Copia Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (3) Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (20) Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (23) Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (12) Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (16) Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (3) – Copia Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (14) Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (19) Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (10) Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (8) Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (24) Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (27) Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (15) Fernando PiresQuatro Rodas
Audi A3 Sportback Performance Black 2025 BR (6) Fernando PiresQuatro Rodas
Continua após a publicidade

Ficha Técnica – Audi A3 Sportback Performance Black

Preço: R$ 377.190
Motores: gasolina, diant., longit., 4 cil., 1.984 cm³, 204 cv entre 4.250 rpm, 32,6 kgfm a 1.600 rpm
Câmbio: automático dupla embreagem, 7 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: duplo A (diant.) e multilink (tras.)
Freios: disco vent. (diant.) e sólido (tras.)
Pneus: liga leve, 235/35 R19
Dimensões: compr., 435,1 cm; larg., 181,6 cm; alt., 139,1 cm; entre-eixos, 263,4 cm; peso, 1.490 kg
; porta-malas, 380 l

Publicidade
Sair da versão mobile