Ícone do site Brasil Direto Notícias

Navios de cruzeiro chegam em Belém, eles vão receber hóspedes na COP30

Por

navios-de-cruzeiro-chegam-em-belem,-eles-vao-receber-hospedes-na-cop30

Navios de cruzeiro chegam em Belém, eles vão receber hóspedes na COP30

Os navios de cruzeiro que vão servir de acomodação para os participantes da trigésima Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, já estão em Belém.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, acompanhou, nesta terça-feira, a chegada das embarcações e garantiu que o trajeto até o local do evento vai ser feito com rapidez e segurança.

Segundo Rui Costa, o deslocamento do porto até o Parque da Cidade de Belém será realizado por ônibus oficiais da conferência, operando de forma contínua e gratuita. O percurso, com cerca de 20 km de extensão, terá menos de 30 minutos de duração, além de utilizar faixas exclusivas do BRT e a nova ponte de acesso rápido.

Para o ministro, a construção desse porto viabiliza operações de turismo e de grandes navios de carga:

“Esse porto foi feito em cinco meses, um desafio de engenharia extraordinário, e isso eu diria que é um dos principais legados para a COP, legado de infraestrutura portuária, de desenvolvimento socio-econômico para o Estado Pará e para a cidade de Belém. Isso aqui é um equipamento, portanto, que coloca Belém e o Pará na rota do grande turismo náutico”

Localizado na Região Metropolitana de Belém, o Porto de Outeiro passou por uma revitalização completa, transformando-se em um terminal moderno e capaz de receber navios de cruzeiro de grande porte. Rui Costa lista as obras realizadas.

“São muitas obras de infraestrutura , obras de macrodrenagem, obras de saneamento, de abastecimento de água, de infraestrutura portuária, de infraestrutura viária, de BRT. Portanto, são R$ 6 bilhões de investimentos aqui do governo federal no Pará e em Belém, só para a COP.”

As obras na cidade de Belém geraram mais de 1.500 empregos diretos e indiretos e fazem parte do conjunto de ações do governo federal destinadas à modernização da infraestrutura de transportes da região amazônica.

Sair da versão mobile